terça-feira, 11 de agosto de 2009

ANDANÇAS

Incrível!!
Até hoje, terá sido o festival com melhor ambiente que conheci!
Sem dúvida, um festival com um conceito diferente, em que não se entra como convidado e sim como participante.
De dia, workshops de danças como sevilhanas, tango, polka, sapateado, hip hop, danças italianas, israelitas, portuguesas, brasileiras, orientais, cabo verdianas, africanas, filandesas, etc..., que servem não apenas para aprender a dançar mas também para conhecer pessoas. Actividades paralelas como aulas de didgeridoo, jambé, adufe, pandeiretas, aprender a reciclar, lingua gestual, etc...
Os próprios participantes ajudam-se!!
De noite, há bailaricos para colocar em prática o que se aprendeu!!
Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a sustentabilidade ambiental do festival.
Eventos como estes trazem, normalmente, maior sustentabilidade económica à localidade onde decorrem - circula mais dinheiro - no entanto, os impactes ambientais que tais eventos implicam são esquecidos.
Neste evento as águas do banhos são aquecidas através de painéis solares e reaproveitadas para as sanitas, não existe a praga do copo de plástico - todos compram uma canequinha com mosquetão e usam a sua caneca até ao final do evento. Fogões aquecidos por painéis solares...
No último dia do evento, o chão estava limpo...nem priscas de cigarro!!!
Um ambiente de paz, em que todos falam com todos e se entreajudam!
No entanto tenho alguns comentários a fazer porque as pessoas têm que se assumir como são e não como acham que a moda dita.
Pena é que todo esse civismo desapareça logo que saem do portão do recinto. Também pena é que pessoas que durante todo o ano estão preocupadas com aparência, posições na sociedade, etc, cheguem lá e queiram fazer parte daquilo que está na moda e não de uma filosofia de vida. Ser hippy não é fantasiar-se com trapinhos, ser hippy é um estilo de vida desmaterializada e nada egoista! Ah...outra, ser hippy não implica badalhoquice...desculpem lá!! meninas, rapem os pelinhos todos que têm porque um hippy pode ser limpinho, tá!?!?meninos, lavem-se porque cheiro a cavalo não é agradável nem para os bichinhos :)
e principalmente, sejam pessoas de paz e da paz durante todo o ano porque ser f* da p* com os outros não acrescenta nada à nossa vida..não façam sofrer os outros por puro egoísmo ou egocentrismo!
"o que dás, receberás em dobro"...cuidado!!
Por fim, os meus parebéns à organização PédeXumbo por proporcionarem eventos como este.

2 comentários:

ora adivinha lá disse...

Também deves ter a mania que és hippie, tu!

Oceano disse...

Olá mau feitio :-)
Se eu fosse adivinha já estava rica :-)
a diferença entre um hippie e eu é que hippies são esteriotipos e eu sou EU...com todas as minhas caracteristicas...sejam elas quais forem ;-)...e gosto de ser o que sou;-)
Aparece mais vezes por estes mares porque uma coisa é certa, as minhas ondas não afogam ninguém :-)
mas vê lá se te começas a identificar, ehehehe