segunda-feira, 23 de junho de 2008

Potenciar e humanizar o trabalho

Cá está um texto com o qual, a grosso modo, me identifico!
Boa definição de Gestão de Recursos Humanos!!

Potenciar e humanizar o trabalho

Por João Salgado, Gestor de Recursos Humanos
Excertos

"Nunca gostei da escola e esse foi o principal motivo para que tivesse optado por fazer carreira em Recursos Humanos! Eu explico...

Nos meus tempos de estudante era um activista, estava sempre a reivindicar melhores condições para os alunos. (...)uma das minhas funções era a de comunicar ao Conselho Directivo e ao Conselho Pedagógico as queixas dos alunos: infra-estruturas insuficientes, más condições das infra-estruturas existentes, excesso de trabalhos, fraca qualidade do ensino e a consequente falta de preparação para os exames, e a lista podia continuar...

(...), mandavam-me fazer trabalhos e ler livros que nada tinham a ver com as minha aptidões e tinha sérias dúvidas acerca da utilidade profissional de muitas matérias que me queriam ensinar. As salas eram frigoríficos no Inverno e saunas no Verão, as cadeiras e mesas pareciam saídas do ferro velho, não havia computadores para todos e as relações com os professores eram distantes.

Enfim...não dava gosto estudar."Como é que eles querem que tenhamos aproveitamento escolar se não nos oferecem condições para trabalhar?" (...). Está tudo explicado...

Hoje sou gestor de Recursos Humanos numa empresa de telecomunicações. As minhas funções passam por recrutar colaboradores que tenham o perfil adequado para os objectivos da empresa e adaptar os colaboradores aos "programas curriculares empresariais", ajustando as aptidões de cada um às funções que lhes são atribuídas. Outra área de que me ocupo é a de desenvolver novas competências através da promoção de acções de formação profissional, enriquecendo o valor laboral dos colaboradores e da empresa. De uma maneira geral, trata-se de simultaneamente potenciar e humanizar o mais possível o trabalho. Isto implica uma preocupação com as necessidades da empresa e, logo, dos colaboradores - tanto a nível profissional como humano. Para tal é preciso que o trabalho seja também agradável - em questões como a gestão inteligente do local de trabalho e as relações entre os profissionais e empresa.

Às vezes, no meu emprego, recordo a minha fase estudantil e sinto-me, de certa forma, como presidente da Associação de Estudantes a uma escala empresarial. É um paralelismo curioso! Agora tenho a possibilidade de fazer pelo bem-estar dos colaboradores o que significa o bem-estar da empresa. Recursos Humanos é isso mesmo, é olhar pelos "alunos" zelando sempre pelos interesses da "escola". "

Sem comentários: