domingo, 31 de maio de 2015

Fatores que indicam que deve renovar o envasamento do Bonsai

Independentemente do tipo de Bonsai, o processo de renovar o seu envasamento deve ser feito de dois em dois anos, para dar às raízes um novo solo e mais espaço ao bonsai para crescer. Porém, este tempo varia com a idade da planta e com o facto de o Bonsai estar no interior ou no exterior.

Deve manter o seu Bonsai sempre sob a máxima vigilância e acompanhar e suportar o seu crescimento. Ao longo do tempo, o próprio Bonsai apresenta determinados sinais que indicam que a sua terra precisa de ser renovada e o cuidador precisa de saber interpretá-los. 

São eles:

A absorção da água: Quando está a regar o seu Bonsai e verifica que a água demora muito tempo a escoar e a ser absorvida pelo solo, isso poderá significar que o vaso onde o Bonsai está colocado tem pouca terra e, consequentemente, tem poucos nutrientes, o que conduz à má alimentação de um Bonsai.

O aglomerar das raízes: Quando as raízes se acumulam no fundo ou nas laterais do Bonsai, isso pode significar que estão demasiado grandes e podem estar a ocupar o espaço dos nutrientes que, consequentemente, alimentam o Bonsai.

As raízes mortas: Quando um Bonsai apresenta algumas raízes mortas, deve retirá-las imediatamente e ter a máxima atenção porque, à conta disso, as restantes raízes poderão estar contaminadas, o que pode colocar a vida do próprio Bonsai em risco.

O aspeto das folhas: As folhas de um Bonsai indicam se o mesmo se está a desenvolver corretamente e se está a ser bem nutrido. Se as folhas apresentarem as pontas amarelas e estiverem meladas, isso é sinal de que o Bonsai pode estar com alguma carência e o cuidador deve renovar a terra onde ele está inserido.

O fraco desenvolvimento do Bonsai: Quando um Bonsai apresenta um desenvolvimento nulo, isso pode significar que ele não se está a desenvolver corretamente e isso poderá estar relacionado com a inexistência de nutrientes na terra. Para fortalecer o seu Bonsai, deve-o adubar e colocar alguns fertilizantes na terra nova ou colocar musgo húmido sobre a mesma.
Todo o cuidador deve ter em atenção estas condicionantes, pois a sobrevivência de um Bonsai pode estar comprometida caso a renovação do envasamento não seja efetuada na altura correta. A renovação do envasamento é, sem dúvida, uma técnica muito importante para o desenvolvimento saudável de qualquer planta e os Bonsai são disso um dos melhores exemplos.

Sem comentários: