É uma expressão usada quando nos deparamos com um contratempo ou uma tragédia, e é uma alusão à fortaleza de Massada, na região do Mar Morto, em Israel, reduto dos Zelotes, que aí permaneceram durante anos, resistindo às forças romanas após a destruição do Templo, em 70 d.C. Segundo o historiador Flávio Josefo, tudo terminou com um suicídio coletivo para não se renderem.
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
segunda-feira, 2 de janeiro de 2023
"Ter ouvidos de tísico"
Significa “ouvir muito bem” e teve origem antes da Segunda Guerra Mundial, altura em que muitos jovens sofriam de uma doença chamada de tísica, que corresponde à tuberculose. As pessoas que sofrem de tuberculose pulmonar tornam-se bastante sensíveis, o que inclui uma notável capacidade auditiva, que acabou por dar origem a esta expressão.
domingo, 1 de janeiro de 2023
"Verdade de La Palisse"
É usada para nos referirmos a uma evidência tão grande que se torna ridícula.
Está relacionada com Jacques de Chabannes, senhor de La Palisse, embora este nada tenha feito para conseguir a sua fama tão multissecular. Este chefe militar celebrizou-se pela vitória em várias campanhas, até que foi morto em pleno combate, na Batalha de Pavia.
Os soldados que ele comandava, impressionados pela sua valentia, compuseram em sua honra uma canção: “O senhor de La Palisse/ Morreu em frente a Pavia/ Momentos antes da sua morte/ Podem crer, inda vivia”.
Apesar de o autor querer dizer que Jacques pelejara até ao fim, acabou por sair
um truísmo, uma evidência.