terça-feira, 31 de agosto de 2021

Tabuleiro de chocolate

 
Ingredientes Bolo

  • 4 ovos 
  • 1 chav. de chá de óleo
  • 1 chav. de chá de açúcar
  • 2 chav. de chá de farinha
  • 1 chav. de chá de chocolate em pó
  • 1 chav. de chá de água quente
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Molho

  • 8 colheres de sopa de leite
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina
Bata os ovos com o açúcar, junte o óleo e bata mais um pouco junte a farinha com o chocolate e o fermento depois a água, misture bem e leve ao forno médio num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha cerca de 40m

Entretanto faça o molho, leve todos os ingredientes ao lume até ferver, quando o bolo estiver cozido pique com um garfo e espalhe o molho por cima ainda dentro do tabuleiro



segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Obras do Fidalgo - Palácio inacabado em Vila Boa de Quires

Há monumentos que mesmo inacabados, são autênticas obras de arte. O monumento – Obras do Fidalgo – (séc. XVIII), designação dada a uma grandiosa fachada de uma Casa inacabada, é um dos melhores exemplos do nosso país. Localizado na freguesia de Vila Boa de Quires, município de Marco de Canaveses, inserido em meio rural. No entanto, e a contrastar, a sua dimensão e o seu estilo é tudo menos simples… Ali, está a ambição de construir um solar grandioso. As fontes indicam que se tivesse sido construído seria o maior edifício civil de estilo barroco da península.


Dividido em dois pisos, com uma frontaria de sessenta metros e inacabado, é altamente misterioso, com pedras de parede que impressiona pela dimensão e largura É todo um cenário de filme. Quando me aproximei pela primeira vez, fiquei impressionada. É lindo! Pedras de granito grandiosas, vários elementos decorativos trabalhados ao detalhe, e um monumental portal. Sempre que lá vou encontro um detalhe ainda não visto!!

domingo, 29 de agosto de 2021

Aldeia de Sistelo - O pequeno Tibete Português



A pacata aldeia de Sistelo, localizada no concelho de Arcos de Valdevez, foi eleita uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, ergue-se uma magnífica paisagem verde em socalcos que lhe valeu a alcunha de “o pequeno Tibete português”.

Ao passear pelas ruas vai encontrar o casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros.

Mas o ex-libris da aldeia é mesmo o castelo, que na verdade é um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Manuel António Gonçalves Roque nasceu em Sistelo, mas cedo partiu para o Brasil onde se tornou um comerciante de sucesso. Quando voltou aplicou a sua fortuna na construção de um palácio revivalista de planta retangular com duas torres.