terça-feira, 11 de agosto de 2009

ANDANÇAS

Incrível!!
Até hoje, terá sido o festival com melhor ambiente que conheci!
Sem dúvida, um festival com um conceito diferente, em que não se entra como convidado e sim como participante.
De dia, workshops de danças como sevilhanas, tango, polka, sapateado, hip hop, danças italianas, israelitas, portuguesas, brasileiras, orientais, cabo verdianas, africanas, filandesas, etc..., que servem não apenas para aprender a dançar mas também para conhecer pessoas. Actividades paralelas como aulas de didgeridoo, jambé, adufe, pandeiretas, aprender a reciclar, lingua gestual, etc...
Os próprios participantes ajudam-se!!
De noite, há bailaricos para colocar em prática o que se aprendeu!!
Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a sustentabilidade ambiental do festival.
Eventos como estes trazem, normalmente, maior sustentabilidade económica à localidade onde decorrem - circula mais dinheiro - no entanto, os impactes ambientais que tais eventos implicam são esquecidos.
Neste evento as águas do banhos são aquecidas através de painéis solares e reaproveitadas para as sanitas, não existe a praga do copo de plástico - todos compram uma canequinha com mosquetão e usam a sua caneca até ao final do evento. Fogões aquecidos por painéis solares...
No último dia do evento, o chão estava limpo...nem priscas de cigarro!!!
Um ambiente de paz, em que todos falam com todos e se entreajudam!
No entanto tenho alguns comentários a fazer porque as pessoas têm que se assumir como são e não como acham que a moda dita.
Pena é que todo esse civismo desapareça logo que saem do portão do recinto. Também pena é que pessoas que durante todo o ano estão preocupadas com aparência, posições na sociedade, etc, cheguem lá e queiram fazer parte daquilo que está na moda e não de uma filosofia de vida. Ser hippy não é fantasiar-se com trapinhos, ser hippy é um estilo de vida desmaterializada e nada egoista! Ah...outra, ser hippy não implica badalhoquice...desculpem lá!! meninas, rapem os pelinhos todos que têm porque um hippy pode ser limpinho, tá!?!?meninos, lavem-se porque cheiro a cavalo não é agradável nem para os bichinhos :)
e principalmente, sejam pessoas de paz e da paz durante todo o ano porque ser f* da p* com os outros não acrescenta nada à nossa vida..não façam sofrer os outros por puro egoísmo ou egocentrismo!
"o que dás, receberás em dobro"...cuidado!!
Por fim, os meus parebéns à organização PédeXumbo por proporcionarem eventos como este.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FÉRIAS

Cá estou eu novamente, desta vez para falar-vos das minhas bem merecidas FÉRIAS!!!

Sim, porque a umas horas de começar as minhas FÉRIAS, já não consigo pensar em mais nada que não termine em natureza e liberdade!!

E como amante da natureza que sou, cá vou eu para o campismo!!

Algumas pessoas acham que o campismo não é uma opção e sim resultado da crise económica que a juventude vive...outro dia falava de campismo com as colegas do curso e uma delas disse assim: “ai, eu gosto de campismo mas se posso pagar por uma cama de hotel...”.
Certo que muitas pessoas escolhem o campismo por falta de opção (normalmente a camada de estudantes)...e quando deixam de ser estudantes e continuam a preferir campismo, mesmo podendo pagar para dormir numa cama confortável?
Desengane-se quem acha que o campismo é escolhido por gente “xulé”! (conheço algumas pessoas com funções executivas em empresas multinacionais, que continuam a previlegiar esta modalidade de férias...)

Para mim férias servem para fugir a tudo aquilo que tenho durante todo o ano; serve para quebrar rotinas...e uma das coisas que tenho durante todo o ano é uma cama confortável!!!!!! :-)
Durante o ano vejo cimento, poluição, pessoas a correrem de um lado para o outro, com tempos e horas marcadas para tudo, muito stress....
Começo por tirar o relógio da carteira (porque recuso-me a usá-lo no pulso e a viciar-me a olhar para ele quase como um acto irreflectido de stress...é como viver a minha vida em função de um relógio) e a guardá-lo dentro da primeira gaveta da minha mesa de cabeceira...nada melhor do que guiar-nos pelo nosso relógio biológico e não nos forçarmos a nada...acordar à hora que o nosso organismo nos diz que já chega dormir, comer quando o nosso organismo diz que precisa de energia...Estão a ver o que se faz com a água durante todo o ano? (bebem água quando têm sede! Sem hora ou tempo marcado para o fazerem?? Pois bem, imaginem a liberdade de fazer TUDO quando vos apetece fazer e não porque tem que ser, porque está marcado, etc...:-)

No campismo é muito fácil quebrar todas as nossas rotinas! Dormir no chão, acordar com pássaros e barulhos vindos dos ventos e das árvores...é dormir com a natureza e portanto com a paz!
Vive-se realmente em comunidade! Há respeito pelos vizinhos e todos se ajudam porque o espírito é mesmo esse!!
(não é cá como certos vizinhos que cortam a nossa tv cabo 3 ou 4 vezes porque dizem que ouvem a televisão na casa deles...raios partam esse tipo de vizinhos!!! pormenor: vive na porta oposta à minha e o vizinho com a casa mais próxima da minha diz que não ouve nada....)...ninguém merece...nem mesmo ele merece um vizinho igual a ele mesmo! :-p

Bem...mas voltando às férias! :-)
Este ano começo as minhas férias mais cedo e muito bem...de forma pouco programada :)

Deu-me o “vaip” na 3ª feira e decidi que queria ir para o Andanças...
Para dizer a verdade, nunca lá fui mas toda a gente me diz que é fantástico. Para ajudar tenho lá um amigo que tem dado feedback diário e a coisa parece estar muito boa...e hoje lá vamos nós...eu e uma amiga.

Segundo sei o Andanças é um espaço natureza, semelhante ao de festivais mas com um espirito completamente diferente.
Por norma vamos aos festivais para ver ou ouvir qualquer coisa...acaba até por ser um bocado chato porque estás nos festivais para dormir de dia e ficar a ver concertos de noite...

No Andanças estás para aprender de dia e praticar de noite...recebes mas também tens algo a dar, fazes parte do festival, não és um mero convidado. O conceito parece-me muito interessante...estou muito expectante quanto ao que vou encontrar por lá e já agora, quem vou encontrar por lá....... ;-). Mas a natureza agrada-me, a dança agrada-me, a música do mundo agrada-me e a companhia agrada-me...promete, não? :-D
Quando chegar conto-vos como foi...